Início Casa&Decoração Móveis de banheiro: puxadores roubam a cena dentro do ambiente

Móveis de banheiro: puxadores roubam a cena dentro do ambiente

Puxador embutido na marcenaria foi a escolha para a marcenaria dos armários projetados para a ampla bancada do banheiro | Foto: Carlos Piratininga
Publicidade

Arquiteta Cristiane Schiavoni ensina como os puxadores podem se destacar na estética do projeto e, de quebra, garantir praticidade e funcionalidade no dia a dia

Parece algo simples e que passa batido em um primeiro olhar. Mas o puxador tem grande importância nos projetos de marcenaria – ainda mais quando se trata de banheiros. Isso porque o ambiente pede atenção a cada detalhe para garantir boa ergonomia e praticidade no espaço. A arquiteta Cristiane Schiavoni, à frente do Cristiane Schiavoni Arquitetura e Interiores, é quem traz as dicas sobre como escolher e definir o item para execução da marcenaria.

Por ser um ambiente que na grande maioria das vezes possui uma metragem pequena, o banheiro pede atenção aos mínimos centímetros para não comprometer a circulação e garantir praticidade e funcionalidade do cômodo mais íntimo da casa. “Não é para menos que o banheiro é o ambiente que mais dá trabalho na hora de projetar. Por oferecer uma metragem quadrada mais restrita, o projeto nos demanda uma atenção mais que especial na definição do layout e questões de conforto e segurança, traduzidas também pela escolha dos materiais”, revela a arquiteta.

Mas afinal, por que o puxador é tão importante em projetos de banheiros? Não é incomum encontrar nas residências brasileiras banheiros mais ‘apertados e com puxadores que chegam a atrapalhar a fluidez no ambiente, como também machucar os moradores na rotina corrida do dia a dia. “Em projetos de reforma, já ouvi muitos relatos de clientes sobre roupas que se rasgaram nesse contato com puxador ou mesmo de acidentes como batidas e ferimentos”, Cristiane.

Esses problemas se intensificam ainda mais devido à quantidade de divisórias existentes no móvel planejado. Afinal, no banheiro, o interessante é conceber uma marcenaria bem compartimentada e que permita organizar os itens de higiene e cuidados pessoais.

Resolvendo as questões com uma combinação que leva em conta um visual moderno dos móveis, Cristiane indica a execução de puxadores desenhados na própria marcenaria planejada, conhecido como o modelo cava de puxador embutido. “Além da praticidade, essa escolha nos permite executar desenhos únicos no móvel”, explica Cris.

Foto: Carlos Piratininga

Neste projeto, os puxadores desenhados diretamente na porta do gabinete do banheiro trazem o formato triangular. “Quando a cava da direita se une à da esquerda, visualizamos desenhos diferentes no armário”, reforça Cris.

Foto: Carlos Piratininga

Os recortes se unem para formar um desenho retangular na superfície. “A ideia foi manter a simetria entre os dois lados do móvel”, finaliza Cris.

Sobre a arquiteta Cristiane Schiavoni

Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (FAU-USP), Cristiane Schiavoni atua na área de arquitetura, decoração e reforma desde 1996 e hoje, o escritório que leva seu nome, tem mais de 20 anos de história, reunindo centenas de projetos dentro e fora do Estado de São Paulo. Em suas criações residenciais e comerciais, publicadas em importantes veículos brasileiros, elementos-surpresa e toques de cor se misturam aos recursos que garantem o conforto e o aconchego dos moradores.

Acabamentos aplicados de maneira incomum e materiais versáteis também são presenças constantes nos trabalhos de Cristiane Schiavoni. O resultado se reflete na concepção de ambientes modernos, humanizados e dinâmicos, que convidam ao bem-estar e, principalmente, traduzem a essência de cada cliente.

Tel. (11) 3649 4900 | www.cristianeschiavoni.com.br

INSCREVA-SE E FIQUE POR DENTRO DAS NOSSAS NOVIDADES, SORTEIOS E PROMOÇÕES

Invalid email address
Prometemos não enviar spam para você.  Pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.
Publicidade
Artigo anteriorCantora Maiara pede Fernando Zor em casamento
Próximo artigoDia mundial de higiene das mãos
Editora chefe da Revista Matrimoni e produtora de eventos corporativos e sociais, Assessora de casamento, e formada em Jornalismo e Publicidade e Propaganda.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui