Brasília

PDAE 2023 quer maior participação dos empresários do DF

Pesquisa inédita vai mapear as necessidades de mão de obra e alinhar as políticas de capacitação às dinâmicas do mercado de trabalho da capital

A inédita Pesquisa Distrital por Amostra de Empresas (PDAE) foi lançada pelo Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF) em março de 2023, buscando ouvir cerca de 1.600 empresas de todos os setores e tamanhos sobre a contratação e a capacitação de trabalhadores no DF, oferecendo uma visão mais apurada e dinâmica do mercado de trabalho brasiliense.

No entanto, os pesquisadores do instituto pedem ajuda do empresariado para que abram as portas para a realização da coleta de dados. A pesquisa visa mapear as necessidades de mão de obra, contribuindo para alinhar as políticas de capacitação às demandas de habilidades das empresas. O objetivo é entrevistar os responsáveis pelas contratações e demissões das empresas sorteadas, sobretudo os chefes de Recursos Humanos, gerentes e/ou proprietários. Os trabalhos de campo seguem até setembro.

Para o levantamento, estão sendo feitas perguntas sobre processos de contratação adotados, dificuldades de manter funcionários e razões para se demitir. A pesquisa também oferece um diagnóstico da inserção dos jovens no mercado de trabalho, identifica quais profissões estão potencialmente em falta e estima quantas empresas adotam algum regime de trabalho remoto.

Até o mês de maio, foram visitados 83,2% das empresas amostradas. Os entrevistadores relatam dificuldades que resultam em uma taxa de não resposta de 55%, como resistência na recepção e para responder, com 16% de recusa explícita, correspondendo a 213 estabelecimentos. Parte desse comportamento pode ser explicado pela falta de reconhecimento ou percepção da relevância da pesquisa e do instituto. Das 1.600 empresas, 600 responderam até o período mencionado.

Os entrevistadores não perguntam CPF do respondente e sobre faturamento, impostos, dados bancários ou qualquer outra informação sensível da empresa. Todas as informações coletadas serão tratadas conforme orienta a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e os resultados, sem a identificação das empresas respondentes, serão publicados para avançar nas discussões sobre o tema.

Uma das prioridades do instituto é inserir pessoas no mercado de trabalho e aumentar a produtividade do DF e, para isso, é essencial escutar as experiências de quem contrata. A PDAE gera insumos para a elaboração e implementação de políticas públicas que visam à melhoria na oferta de mão de obra técnica. O sucesso da pesquisa depende da sua participação, receba nossos entrevistadores!

Para dúvidas e esclarecimentos adicionais, nossa equipe está à disposição pelos telefones e endereços eletrônicos: (61) 3342-2264/1752 ou pdae@ipe.df.gov.br. O atendimento e a coleta ocorrem entre 8h e 18h em dias úteis.

Acesse ipe.df.gov.br/pdae e saiba mais.

*Com informações do IPEDF

INSCREVA-SE E FIQUE POR DENTRO DAS NOSSAS NOVIDADES, SORTEIOS E PROMOÇÕES

Invalid email address
Prometemos não enviar spam para você.  Pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos. A publicidade é uma fonte importante de financiamento de nosso conteúdo. Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.