Programas de fidelidade têm série de promoções e condições especiais para a Black Friday
Economia é o principal motivo para brasileiros aderirem a programas de fidelidade, aponta ABEMF
Dados da Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização, a ABEMF, mostram que um dos motivos pelos quais os brasileiros fazem parte de programas de fidelidade ainda é “economizar dinheiro”, apontado por 19% dos entrevistados. Para quem tem esse objetivo, a Black Friday, que este ano está programada para 29 de novembro, pode ser uma excelente oportunidade. Isso porque a data já é uma tradicional marca do comércio brasileiro, e as empresas de fidelização se preparam para ela com diversas promoções, campanhas e experiências exclusivas.
Realizada pela plataforma de benefícios Dotz, especialmente para a Black Friday e com mais de 800 participantes, uma pesquisa apontou que a maior parte dos entrevistados (33,8%) pretende gastar entre R$ 500 e R$ 1.000 com compras na edição 2024 da data promocional. E outros 24,7%, entre R$ 1.000 e R$ 2.000. Os produtos preferidos são os eletrônicos, como smartphones e celulares, indicados por 41,4% das pessoas; na sequência vêm os itens de moda e vestuário, com 39%, seguido por eletrodomésticos, com 37,4% das escolhas.
Para o diretor executivo da ABEMF, Paulo Curro, a orientação para quem quer aproveitar melhor os benefícios é “estar ainda mais atento às oportunidades. Seja para trocar seu saldo acumulado por produtos e serviços com condições especiais, ou para não deixar de acumular pontos/milhas nas compras que está programando”, diz.
E há iniciativas para todo tipo de perfil de consumidor. O clube giro, programa de fidelidade pioneiro do setor de transporte rodoviário de passageiros, parte grupo JCA, aposta nos cupons como benefício para seus clientes durante a Black Friday. São opções no site e no aplicativo para garantir cupons de desconto de até 60%.
A Dotz quer aproveitar a Black Friday para trazer ainda mais pessoas para vivenciar a plataforma e os benefícios oferecidos e vai sortear um milhão de Dotz para um de seus clientes. Saldo que poderá ser trocado por produtos, passagens, experiências e muitos outros itens.
A Esfera, programa de recompensas do Grupo Santander, terá a “Best Week”, de 25 a 29 de novembro. Durante o período, os clientes poderão aproveitar ofertas pensadas tanto para acumular mais pontos quanto para resgatar produtos e serviços com descontos exclusivos. Destaque para os bônus especiais de transferência de pontos para as principais companhias aéreas, garantindo ainda mais vantagens para quem planeja viajar.
No LATAM Pass, programa de fidelidade da LATAM Airlines, os clientes que adquirirem viagens durante a Black Friday ganham cupons para concorrer a um ano de categoria Black, normalmente conquistada por viajantes mais frequentes. Além disso, a companhia vai lançar uma série de vídeos com o humorista Fábio Porchat, para contar histórias engraçadas sobre viagens.
A Smiles, programa de fidelidade da GOL, iniciou a Orange Friday, campanha em duas fases. Uma primeira de aquecimento, com incentivo para os participantes juntarem e utilizarem milhas com ofertas exclusivas, e a segunda com oportunidades até 28/11. São promoções de passagens aéreas, incluindo opções para resgate com milhas + dinheiro, e outros serviços para o viajante como passeios, hotéis, aluguel de carros com até 60% de desconto e seguros. Além disso, haverá promoções especiais no dia 29/11 e a Travel Tuesday, um dia inteiro de ofertas exclusivas após a Black Friday.
Para o mercado corporativo, a Juntos Somos Mais, joint venture da Votorantim Cimentos, Tigre e Gerdau, vai promover ações integradas para varejistas de materiais de construção, como a distribuição de pontos extras, vale compras com descontos de até 50% para resgates no catálogo de prêmios, cupons de desconto na loja virtual e sorteio de prêmios em uma live no dia 27/11. A empresa almeja bater um recorde de 13 milhões de resgates de pontos em seu programa de fidelidade em um único dia.
A Vertem, empresa especializada em fidelização e geração de engajamento tanto para o público empresarial quanto para o consumidor, irá realizar campanhas de incentivo e fidelidade para uma base de 4 milhões de clientes selecionados. A empresa aposta na hipercustomização para falar com cada participante, de acordo com seu perfil, saldo de pontos e comportamento de resgate. Com isso, espera aumentar as transações durante a Black Friday em 30%.
No caso da Orbia, plataforma digital, marketplace e programa de benefícios do agronegócio para produtores e produtoras, serão duas semanas de programação da “AgroFriday”, com condições especiais para comprar e pagar pelos insumos agrícolas e ainda para acumular e resgatar produtos e serviços disponíveis na plataforma em parceria com diversos players. No dia 22/11, a Orbia promove uma live commerce, com promoções e condições especiais, além de conteúdo interativo.
Algumas das promoções se estendem para além do dia 29/11, então, “a dica é acompanhar, de perto, os programas dos quais participa para saber quais oportunidades se encaixam mais em seu perfil e quando poderá aproveitá-las”, completa Curro.
Sobre a ABEMF
A Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização nasceu em 2014 com o objetivo de debater questões institucionais e regulatórias do setor, representar os interesses de empresas e profissionais, além de fomentar ações para o fortalecimento e aperfeiçoamento contínuo do mercado brasileiro de fidelização.
Fazem parte da entidade doze das maiores companhias do segmento no país: Azul Fidelidade, clube giro, Dotz, Esfera, Juntos Somos Mais, LATAM Pass, Livelo, Mastercard, Orbia, Smiles, Stix e Vertem. Entre as atividades desenvolvidas pela ABEMF estão a divulgação de dados do setor, obtidos por meio de estudos e pesquisas, e a busca por incentivos que beneficiem o mercado e seus associados.