Virginia Fonseca, 24, foi diagnosticada com TDAH (transtorno de déficit de atenção e hiperatividade). Ela e o marido, o cantor Zé Felipe, falaram sobre o assunto nas redes sociais nesta quarta-feira (31).
Tem sido comum ouvir depoimentos de pessoas que descobrem o transtorno na fase adulta. Quem tem a condição fala na dificuldade de manter ou sustentar a atenção, além de episódios de impulsividade e inquietação.
TDAH na fase adulta
O transtorno é comumente associado à infância, mas quando não é diagnosticado nessa fase, a pessoa se desenvolve com uma percepção diferente de si.
Adultos com TDAH geralmente relatam que passaram a infância se sentindo incapazes na escola, ou se envolviam em confusões por serem impulsivos demais.
Há até relatos de abuso de substâncias na adolescência, em uma tentativa de melhorar os sintomas do problema.
Por isso, não é incomum que adultos com o transtorno também tenham depressão, ansiedade e outras condições mentais associadas.
Segundo especialistas, o tratamento de uma pessoa que é diagnosticada com TDAH já adulta é diferente do que seria se a descoberta ocorresse na infância. Isso porque o adulto já tem um processo adaptativo cerebral.
Mulheres com TDAH e estereótipos
O transtorno quase sempre é associado à agitação, impulsividade e agressividade, mas em meninas e mulheres esses fatores nem sempre ocorrem.