Casa&Decoração

Área social de apartamento ganha ares sofisticados após reforma

Arquiteta Rosangela Pena assina reforma do imóvel que se tornou ainda mais atrativo e prazeroso para que os moradores recepcionem seus convidados

Apaixonados pela arte de receber sempre listam alguns pontos que gostariam de ‘melhorar’ em casa. Foi o caso desse casal de moradores, clientes da arquiteta Rosangela Pena, à frente do escritório que leva o seu nome, quando a procuraram para resolver algumas questões pontuais em seu apartamento. Em princípio, a ideia era mexer apenas área gourmet, mas ao se envolverem com o trabalho e a experiência da profissional, decidiram assumir a jornada de renovar toda a área social e alguns outros cômodos do imóvel onde moram.

Com uma área total de 268m², a arquiteta não precisou atuar em todos os espaços. De acordo com o desejo deles, o projeto concentrou-se na reforma da varanda gourmet, sala de estar, sala de TV e hall de entrada, além de dois cômodos específicos da ala íntima: o banheiro do casal e o dormitório da filha. “Assim, nos concentramos em idealizar uma nova arquitetura de interiores para os 124 m² que ficaram funcionais e supermodernos”, conta. Acompanhe a transformação:

Sala de estar

Totalmente repaginada, a sala de estar impressiona pela elegância que se destaca pelos revestimentos e o mobiliário selecionado pela arquiteta. A pedido da cliente, que se queixava dos tons escuros do ambiente, Rosangela investiu em cores neutras. Off white e com desenhos discretos, o tapete se harmoniza com as com as poltronas e sofás, além do amadeirado que remete ao aconchego, em um discreto contraponto com a mesa de centro, objetos decorativos e o mix de almofadas.

Revestida com uma lâmina ultracompacta, a lareira se evidencia por sua personalidade e, certamente, será mais um motivo para reunir pessoas que adoram uma boa companhia e um calorzinho para se aquecer. “Usamos a lâmina na cor Pietra Grey Fosco para chamar a atenção, de forma discreta, e se conectar com o restante do projeto“, ressalta a arquiteta. Ao lado, a Escultura Fio, do designer Rapha Preto, reforça a estética refinada empregada no local.

 Sala de jantar

Com a integração de ambientes, a sala de jantar é um prolongamento do estar e delineada pelas costas do sofá. Com mesa de vidro retangular acompanhada por oito lugares, as cadeiras com estofado branco e costas de couro acompanham a proposta visual do espaço destinado para reuniões entre amigos. A decoração personalizada como o espelho orgânico e a luminária pendente são detalhes que fizeram toda diferença no local. Além disso, as saídas laterais, compostas por portas de correr de vidro, presenteiam a sala com a sensação de amplitude, promovendo mais fluidez para a passagem de pessoas. “Também conseguimos visualizar as costas da adega, em uma pequena amostra do que está por vir. A transparência foi proposital como uma maneira de deixar essas conexões muito sutis”, explica a profissional.

 Adega climatizada

Apreciadores de vinho, a adega climatizada era um dos sonhos do casal de moradores. Bem projetada, foi personalizada com nichos em aço inoxidável, acabamento interno em madeira e a parte externa em alumínio preto, comportando mais de 300 garrafas. Ao lado, a cristaleira conta com prateleiras em vidro e espelho, proporcionando leveza e amplitude.

Contudo, Rosângela lembra que a criação da adega, em meio a área social do apartamento, foi um grande desafio dentro do antigo layout e, para conceber essa estrutura com mais de três metros de largura, foi necessária a retirada da parede que dividia a sala da varanda gourmet.

Área gourmet 

Como era um dos principais pedidos dos moradores, a varanda gourmet foi projetada com o intuito de acomodar muitas pessoas. Uma preocupação que precisava ser sanada era o retorno da fumaça oriunda da churrasqueira e, após uma análise meticulosa da arquiteta, verificou-se que havia uma parede que encobria o duto, um erro cometido pela construtora, mas que felizmente pode ser resolvido.

A área de churrasqueira foi acrescida e a bancada, revestida com o mesmo material da lareira, percorre boa parte do ambiente e incorpora a pia, a chopeira naja – estrela do espaço –, e a própria churrasqueira. A marcenaria, com inúmeros armários, deixou tudo mais prático para o uso diário, além de agregar um visual moderno com tons amadeirados na parte inferior. Para arrematar, as banquetas revestidas de couro natural propiciam um ar despojado e a TV, instalada na estrutura de flap, fica oculta no teto e só aparece quando é acionada através da automação.

 Sala de TV

Na ala íntima do apartamento, a inspiração intimista ganhou forma. A sala de TV, por exemplo, é um ambiente super agradável, onde Rosangela otimizou o pequeno espaço com um décor minimalista e de tons neutros, propícios para horas de calma e relaxamento. Na lateral, o armário embutido, com portas ripadas e nichos iluminados, adiciona funcionalidade.

Dormitório da filha

Ao acompanhar o crescimento da filha do casal, o quarto da menina deixou de ser infantil e passou a ter um ar mais maduro. A arquiteta Rosangela Pena apostou em uma paleta neutra com toques de verde musgo nos detalhes e, na marcenaria, uma combinação de guarda-roupa com porta de correr revestida por espelho e uma penteadeira para os momentos de autocuidado. “Para deixar o descanso ainda mais gostoso, mantivemos o piso de madeira e projetamos a cabeceira estofada e uma iluminação muito leve”, acrescenta.

No banheiro do casal, a bancada em lâmina ultracompacta e o gabinete com puxadores de metal refletem elegância para o espaço. A cuba de apoio retangular e a belíssima torneira monocomando reforçam um estilo único e personalizado, além do espelho com iluminação em led frontal, perfeita para o uso diário. Por fim, o box acompanha a proposta do local. “A sua serralheria preta que acompanha as cores de torneiras e chuveiros”, conclui Rosangela.

Sobre a arquiteta Rosangela Pena

Arquiteta e Urbanista formada pela Universidade Cruzeiro do Sul, Rosangela Pena comanda o escritório de arquitetura e interiores em São Paulo; atuando há mais de 20 anos na área, visando integrar sofisticação, funcionalidade e conforto para dar vida à projetos inovadores e contemporâneos com uma qualidade excepcional. A equipe do escritório Rosangela Pena Arquitetura é formada por um time de profissionais bem entrosados e competentes, sendo cada um uma peça fundamental para o funcionamento do escritório como um relógio.

Instagram: @rosangelapenaarquitetura
Site: www.rosangelapenaarquitetura.com
Tel.: 11 2251-5889

INSCREVA-SE E FIQUE POR DENTRO DAS NOSSAS NOVIDADES, SORTEIOS E PROMOÇÕES

Invalid email address
Prometemos não enviar spam para você.  Pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos. A publicidade é uma fonte importante de financiamento de nosso conteúdo. Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.