Início Entretenimento Casamento Medieval

Casamento Medieval

51

Se um dos seus sonhos é casar no estilo medieval, alguns elementos são indispensáveis. Saiba que este modo tem muitas características de um evento de outono ou inverno. Devido a isto, a natureza é a base para a decoração, sendo mais adequado que o evento seja realizado ao ar livre, cercado por árvores, decorado em cores quentes e muitos itens como: velas em castiçais, espadasgalhosimitações de pelefogueirafrutastaças peças metálicas, etc.

                             

no século IX, as cerimônias matrimoniais entre nobres se davam com os noivos deitados com os corpos nus sobre o leito, e o pai do noivo invocava as bençãos de Deus sobre o casal, selando a união entre as parentelas. Aos poucos os padres foram tornando-se importantes na cerimônia, limitando-se a abençoar a cama do casal com água benta. No século XII, o casamento foi transformado numa cerimônia totalmente pública, era uma festividade, um rito, uma solenidade. Já entre os séculos XIII e XIV, a cerimônia matrimonial dividiu-se em duas partes. Na primeira, o pai da noiva entregava a filha ao padre, que por sua vez, entregava-a ao noivo. Na segunda parte, o padre colocava a mão de um sobre o outro e estavam entregues um ao outro (DUBY & PERROT, 1990) p. 25.

Foi na Idade Média que surgiram os contratos de casamento (certidão) entre os noivos. As certidões modernas no casamento civil provavelmente derivam dessa tradição antiga. Geralmente eram as famílias do casal que redigiam as certidões e acordavam as cláusulas. Elas incluíam direitos e obrigações de ambos membros do casal.

O bolo de noiva de “andares” teve a sua origem na Idade Média. Era costume os convidados trazerem pequenos bolos que eram colocados uns em cima dos outros. Os noivos tentavam então beijar-se sobre os bolos sem os derrubar para dar sorte e prosperidade.


Esse universo medieval está mais vivo nos dias de hoje diante dos projetos cinematográficos que nos relembram e encantam com inúmeras inspirações que podem e são utilizadas atualmente.

Dentre diversos trabalhos o que mais chama atenção com sua super produção, ganhadora de várias premiações está a adaptação baseada na série de livros A Song of Ice and Fire (As Crônicas de Gelo e Fogo) de George R. R. MartinÉ a série Game of Thrones da emissora HBO.

 

A série é um extraordinário sucesso no mundo inteiro e virou uma grande tendência para quem deseja uma festa diferente e cheia de encantos históricos. Se você pretende fazer o mesmo, cada detalhe deve ser cuidadosamente pensado. A decoração, o cardápio, o local e, principalmente, os trajes, precisam estar de acordo com a época.

CONVITES

O primeiro contato com os convidados da festa é realizado através do convite. Existem muitas formas de criar um convite com a temática medieval. Utilize símbolos relacionados com a série, e opte por letras manuscritas. Você também pode usar pergaminhos e selos de cera, relembrando o tipo de correspondência utilizada no passado.

DECORAÇÃO

Para dar ainda mais realidade à sua festa, o mais indicado é fazer um casamento no campo ou em um jardim. Buscar itens em antiquários é uma ideia considerável. Detalhes como pequenos dragões, cervos e lobos fazem parte da decoração das mesas. Pratos e taças podem ser de metalVelas em diferentes tamanhos e tipos de castiçais, iluminando mesas e todos os espaços da recepção. Flâmulas com os brasões das diversas casas deverão ser pendurados por todos as áreas. Sem esquecer do ambiente verde e florido fazendo parte básica da decoração.

                            

BUFFET

Este estilo de casamento é digno de um verdadeiro banquete para comemoração. O almoço/jantar é indicado que contenha carnes como chuletas, coxas de peru e etc, com variados tipos de legumes e pães, darão a sensação, a todos, de estarem vivenciando o estilo gastronômico da época. É recomendado também servir saladas e comida vegana, decorando-a com ervas e legumes.

Para a mesa de doces opte por um bolo decorado com dragõesespadas, e elementos que estejam relacionados com a série. Aposte em sobremesas que se assemelham a ovos de dragão ou que tenham os brasões das casas.

   

          

LOOK DOS NOIVOS

O look dos noivos para o casamento na temática Game of Thrones precisa ser muito bem trabalhado. Para a noiva, o cabelo e a maquiagem também devem ser pensados, não apenas o vestido. Troque coques e cabelos bem armados e penteados, por tranças simples e cabelos naturais. A maquiagem, quanto mais natural, melhor.

Já o vestido de noiva e a roupa do noivo podem ser simples, atuais, mas com elementos medievais. O seu orçamento vai dizer muito em relação à produção, mas dá para montar um lindo look sem gastar tanto como você imagina.

                           

 

CENÁRIO

Grandes salões com espaços abertos são ideais para a realização da cerimônia & recepção! Os noivos podem, também, optar por um castelo de verdade, deixando seu casamento com um cenário ainda mais realista!

Por falar em castelo…

O Instituto Ricardo Brennand é um espaço cultural sem fins lucrativos inaugurado em 2002, que salvaguarda um valioso acervo artístico e histórico originário da coleção particular do industrial pernambucano Ricardo Coimbra de Almeida Brennand.

Localizado nas terras do antigo engenho São João, no bairro da Várzea – Recife/PE, ocupa uma área de 77.603 m² cercada por uma reserva de mata atlântica preservada.

Possui uma das mais modernas instalações museológicas do Brasil, abrangendo um complexo de edificações constituído pelo Museu Castelo São João (museu de armas brancas), Pinacoteca, Biblioteca, Auditório, Jardins das Esculturas e uma galeria para exposições temporárias e eventos.

A Capela de Nossa Senhora das Graças, parte integrante do conjunto arquitetônico do Instituto Ricardo Brennand e localizada em terras da antiga Usina São João da Várzea, possui estilo gótico com projeto de Augusto Reinaldo Alves Filho.

O novo templo dispõe de 600 m² e 21 metros de altura, podendo receber até 300 pessoas sentadas.

No altar principal, está suspensa uma imagem em tamanho natural de Jesus Cristo, assinada por Elias Sultanum. A nova construção conta ainda com rosáceas de Sérgio Mantur, elementos fundamentais usados em catedrais durante o período gótico, que transmitem, através da luz e da cor, o contato com a espiritualidade. Catorze anjos, de autoria de Ricardo Cavani Rosas, vitrais assinados por Suely Cisneiros Muniz e iluminação de Regina Coeli de Barros e Mohana Barros, completam a beleza arquitetônica do local.

As missas são realizadas na capela Nossa Senhora das Graças, sempre no primeiro e terceiro domingo de cada mês, das 12h às 13h.

Independentemente da classe social, o casamento foi e sempre será um acontecimento grandiosamente celebrado. 

Aproveite todas as ideias citadas para fazer um lindo casamento na temática medieval e deixe seus convidados deslumbrados!

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui