Confira as ações da Prefeitura de Olinda nesta quarta-feira (05)
Esquema especial foi montado nesse dia atípico de chuva
Nesta quarta-feira (05), Olinda enfrenta um dia de chuvas intensas, mas até o momento, não foram registradas ocorrências graves. A Prefeitura montou um esquema especial para garantir a segurança da população, com equipes da Defesa Civil, Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e da Secretaria de Gestão Urbana mobilizadas e monitorando a situação em tempo real.
Defesa Civil
As equipes estão em campo 24 horas por dia, e as solicitações podem ser feitas pelo WhatsApp: (81) 9 9266-5307 ou pelo telefone 0800 081 0060. Entre as ações realizadas estão a aplicação de lonas plásticas, erradicação e poda de conjuntos arbóreos em situação de risco, além de vistorias em edificações.
Programa Linha de Cuidado
O Programa Linha de Cuidado ampliou seu serviço e está oferecendo apoio e repassando informações para quem está enfrentando dificuldades nos dias chuvosos. Através desse canal, é possível receber orientações sobre as medidas a serem tomadas, como locais de acolhimento. Disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, o contato deve ser feito através do (81) 99974-3764.
Secretaria de Gestão Urbana
As equipes de drenagem estão nas ruas desde o início da manhã, intensificando os trabalhos em diversas áreas da cidade. No Canal da Malária, uma retroescavadeira está sendo utilizada para a remoção das baronesas. Na bacia do Canal Lava Tripas e no Canal Ouriço do Mar, em Ouro Preto, as equipes também estão mobilizadas. Para combater os pontos críticos de alagamento, o uso do hidrojato tem sido fundamental, atacando as áreas mais afetadas pela microdrenagem. A combinação do volume elevado de chuvas e da maré alta tem intensificado os desafios enfrentados pelas equipes de drenagem.
Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos
A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos está acompanhando de perto a situação das chuvas e se preparou para oferecer acolhimento às famílias afetadas, caso necessário. Até o momento, não foi preciso acionar os serviços de acolhimento, mas a pasta continua atenta à evolução dos eventos climáticos.
A quadra da Vila Olímpica, localizada na Av. Cel. Frederico Lundgren, 2198, está à disposição para acolher pessoas que precisam de abrigo. No local, serão oferecidos serviços essenciais como refeições, colchões, lençóis, itens de higiene e limpeza, visando garantir o conforto e bem-estar dos acolhidos.