Início Estilo Elementos da Natureza

Elementos da Natureza

8

Uma das crenças dos povos da antiguidade que os quatro elementos básicos: Terrafogo, água e ar, eram considerados as forças energéticas indispensáveis que sustentam a vida. A manutenção de um equilíbrio entre esses elementos foi defendida para garantir o bem-estar físico e psicológico. Quase todas as culturas do mundo atribuíram uma importância significativa a esse conceito, os quatro elementos adquiriram um poderoso simbolismo de união.

Durante a cerimônia de casamento, é recomendado estar presente algumas peças que representem os quatro elementos da natureza.

  • A terra que representa a base, traz a firmeza e a solidez do relacionamento;
  • O fogo é responsável para aquecer a alma e o coração, permancendo sempre vivo o sentimento da paixão;
  • A água é responsável pela fertilidade das vidas e também nos mostram sempre como contornar dificuldades;
  • O ar é semelhante ao amor diante do simbolismo, pois ele sempre estará ali, mesmo que ninguém o veja, ele existe, porém não sufoca.

Terra

O elemento Terra tem poder de limpeza. Simboliza prosperidade, fertilidade, estabilidade, ordem, firmeza, sustento, criatividade, abundância física, nutrição, solidez, confiabilidade, segurança, permanência, intuição, introspecção e sabedoria.
A estação relacionada com a Terra é o inverno e a direção associada é o Norte. O elemento é simbolicamente representado por um triângulo invertido com uma linha horizontal que passa por ele.

Fogo

Este elemento é considerado o primeiro elemento que nasceu quando o universo foi criado. O fogo é atribuído aos poderes transformadores e purificadores. Pode dar calor e permitir a vida, e também pode queimar e destruir. O elemento simboliza energia, atividade, criatividade, paixão, liberdade, poder, amor, visão, raiva, força, vontade, assertividade, coragem e dinamismo.
Está associado à temporada de verão e sua direção correspondente é o Sul. A representação simbólica do fogo é um triângulo apontando para cima.

Água

A água é concedida o poder de limpeza. É simbólico de sonhar, curar, fluir, fluidez, purificação, regeneração, estabilidade, força, mudança, fertilidade, devoção, recebimento e amor incondicional. Simboliza a morte e o renascimento. É vivificante, mas também pode ser destrutivo. A água doce representa vida e boa saúde, enquanto a Água poluída / estagnada é um símbolo de má saúde.
Está associado à temporada de outono e à direção Oeste. Um triângulo invertido é a representação simbólica do elemento Água.

Ar

Está associado ao sopro da vida e atribuído ao poder de limpeza. O ar simboliza comunicação, inteligência, percepção, conhecimento, aprendizagem, pensamento, imaginação, criatividade, harmonia e viagens. Essa fonte de vida também pode, às vezes, se tornar uma força de destruição terrível.
O ar está associado à estação da primavera e sua direção correspondente é o Leste. O símbolo do ar é um triângulo vertical com uma linha horizontal passando por ele.

Troca de Alianças

Neste modelo de cerimônia, os padrinhos entram após os noivos levando presentes simbólicos para trazer bons fluídos. Os presentes são: pães para fazer apologia à força da terra, água de cheiro para remeter à água, incensos para o ar e uma vela acesa para o fogo, trazendo assim para a cerimônia os quatro elementos chaves da natureza.

Sobre a mesa do altar, ficam alguns destes itens representando os quatro elementos da natureza. A ritualista/celebrante pede para que o casal seja abençoado pela terra, representada por um prato de sal. A bênção do elemento água vem quando os noivos bebem um cálice com o líquido. O casal acende um incenso, e uma vela, que simboliza a chama do amor. Por fim, as alianças são lavadas com água consagrada, preparada especialmente para o rito. Os noivos, finalmente, trocam as alianças.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui