Início Casa&Decoração Escolha os melhores tipos de cadeiras e banquetas para arrasar na decoração...

Escolha os melhores tipos de cadeiras e banquetas para arrasar na decoração da bancada da cozinha, sala de jantar e home office

Projeto do escritório Altera Arquitetura com harmonia total entre o design da mesa, cadeiras da sala de jantar e das banquetas na cozinha integrada | Foto: Photons Fotografia / Henrique Ribeiro

Inspirado em seus projetos, o arquiteto Renan Altera explica os critérios que utiliza para combiná-las nos ambientes  

Você já parou para pensar na importância que cadeiras e banquetas têm no nosso dia a dia? Essas peças são essenciais na decoração e na funcionalidade do lar, estando presentes em vários momentos da rotina. Dessa forma, é necessário escolhê-las com muito carinho e atenção na hora da compra. Para quem tem dúvidas a respeito do tema, o arquiteto Renan Alterado escritório Altera Arquitetura, apresenta recomendações e inspirações para acertar e arrasar no décor!

O que levar em conta

Uma das características mais importantes para escolher uma banqueta é a altura do assento. “Se a peça será colocada em uma ilha ou península, por exemplo, é imprescindível que a altura do assento esteja compatível a superfície. Esse cuidado evita que o morador fique debruçado, uma posição muito desconfortável para se alimentar“, conta Renan.

Cuidado semelhante vale para as cadeiras, pois se apresentarem altura superior à mesa, ou vice versa, trarão incômodo para a ergonomia do usuário.

Na bancada de refeições projetada na ilha, as banquetas devem estar em total alinhamento, seja na parte estética, quanto na questão das proporções. Conforto também é premissa! | Projeto Altera Arquitetura com fotos de JP Image

Melhor momento para escolher as peças

A recomendação é que a escolha tanto do modelo das cadeiras, quanto das banquetas, independente do ambiente, seja realizada na fase de projeto. “Porém se o cliente mudar de ideia no meio do caminho, ainda é possível alterar o modelo enquanto ocorre a execução da obra, desde que não tenha interferência na altura das bancadas já feitas”, explica o arquiteto.

Materiais e Ambientes

A boa notícia é que o mercado oferece inúmeras opções de materiais para todos os gostos, necessidades e bolsos! Sendo assim, a decisão dependerá das características do estilo adotado para o décor. No que diz respeito ao acabamento, cadeiras e banquetas podem apresentar materiais como madeira, couro, tecidos diversos, metais, plástico ABS e acrílico, além de serem estofadas (ou não) e com encostos diferenciados, como a palha indiana, por exemplo.

Já para as áreas de refeições, é preciso considerar o perfil do cliente. No caso de moradores que buscam praticidade no dia a dia, ou que tenham crianças pequenas em casa (com a maior probabilidade de derramar líquidos nos estofados ou sujá-los), vale a pena levar em consideração materiais como couro, tecidos impermeabilizados, plástico ABS ou acrílico.

Total integração: Na foto primeira foto, sala de jantar, bancada da cozinha e sala de estar dividem o mesmo espaço em conceito aberto. Na segunda, detalhes da mesa de jantar e cadeiras estofadas | Projeto Altera Arquitetura com fotos de JP Image

Modelos em alta!

Banquetas e cadeiras no estilo industrial estão em ascensão. Aposte também em banquetas quadradas, que estão bastante na moda. E, para quem não quer errar, opte por peças com design clean e elegante, pois são atemporais.

Dica: Também é possível incluir cadeiras e banquetas de estilos diferentes no décor. Porém, é sempre importante levar em conta o bom senso na hora de mesclar, pois tudo precisa estar em harmonia. Na dúvida, sempre converse com um profissional especializado para ajudar na tarefa.

Banquetas trazem charme à decoração da sala integrada. Na segunda imagem, detalhes das banquetas e dos pendentes | Fotos: Photons Fotografia / Henrique Ribeiro

Fique de Olho!

Na hora da compra, sempre é bom considerar uma banqueta bem estruturada e de fornecedores de confiança, para garantir a segurança de todos. Sobre a ergonomia, assentos muito pequenos costumam causar incômodo e desconforto, além da questão da altura, que foi abordado há pouco.

No mercado há uma série de fornecedores de cadeiras e banquetas de boa qualidade, nos mais variados estilos. Assim, vale a pena pedir indicações para profissionais, como o seu arquiteto, por exemplo, ou então para amigos e parentes que tenham boas referências.

Porém, ainda é possível optar por peças personalizadas, quando o cliente busca por um modelo exclusivo, altura fora do padrão ou uma demanda específica.

Destaques do Décor: Cadeiras da Sala de Jantar

As cadeiras da sala de jantar, juntamente com a mesa principal, protagonizam o ambiente – caso semelhante do sofá, na sala de estar. Por isso, investir em conforto, harmonia com a decoração e funcionalidade são essenciais.

Sala de jantar de projeto de Altera Arquitetura – tons de marrom e cinza compõem a decoração | Foto: Photons Fotografia / Henrique Ribeiro

Home Office x Escolha da Cadeira

Home office com tons neutros e muita sofisticação em Projeto de Altera Arquitetura | Foto: JP Image

Em função do período atual e a mudança de paradigmas, que levou muita gente a trabalhar, em definitivo, no sistema home office, cadeira ou poltrona certa para o horário de expediente também entraram na lista. “Bem-estar e comodidade devem ser os principais atributos analisados. Afinal, não existe nada pior do que passar várias horas em um móvel que causa dores no corpo e problemas piores a médio e longo prazo“, alerta Renan.

Como se trata de um escritório integrado com a casa, também é preciso observar se a escolha de uma cadeira específica não destoará com a decoração por completo. Além disso, uma cadeira que tenha muito a cara de “escritório corporativo” pode descaracterizar a imagem de aconchego da sua casa. “Na dúvida, invista em modelos com cores e materiais mais neutros, que ficam bem em qualquer situação“, conclui o arquiteto.

Para o Home Office verifique se a cadeira escolhida combina com o restante da decoração | Foto: Photons Fotografia / Henrique Ribeiro
Sobre a Altera Arquitetura 

Comandado pelo criativo arquiteto Renan Altera, o escritório Altera Arquitetura atua na área de projetos de arquitetura e interiores há cinco anos. Ao todo, somam-se mais de 100 trabalhos residenciais e corporativos realizados na capital de São Paulo e regiões. Inovação e tecnologia estão sempre presentes em suas criações personalizadas, que compreendem os anseios e o estilo de vida dos clientes.

@alteraarquiteturacontatos@alteraarquitetura.com.br
(11) 4306-4446 | (11) 99519-7231

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui