Início Casa&Decoração Espaços gourmet: saiba como cozinha e varanda podem se transformar em ambientes...

Espaços gourmet: saiba como cozinha e varanda podem se transformar em ambientes perfeitos para cozinhar e receber

Churrasqueira elétrica, coifa, eletrodomésticos embutidos na marcenaria e bancada de apoio em Quartzito com espaço para receber os convidados, são alguns dos atributos projetados pela arquiteta Patricia Penna para a varanda gourmet dessa residência | Foto: Sérgio Israel
Publicidade

Estruturas muito bem concebidas para moradores que apreciam preparar receitas com a interação de seus convidados dão a tônica das cozinhas e varandas gourmets em apartamentos e residências

O termo “gourmet”, no mercado imobiliário, designa varandas com proporções de living e com uma infraestrutura de cozinha, com bancada, cuba, churrasqueira e até cooktop. Até então, esse espaço da casa estava reduzido a uma área externa, com poucos móveis. Mas tudo isso mudou: toda concepção do ambiente é planejada para que o morador possa vivenciar seus momentos de ‘chef’ e desfrutar da companhia de familiares e amigos.

Para a arquiteta Patricia Penna, à frente do escritório Patricia Penna Arquitetura & Design, essa nova proposta promove um upgrade do formato tradicional do ambiente para uma área mais funcional, com um toque de estar. “Para ser gourmet, deve-se evocar o ‘receber’ com charme e personalidade”, declara. Ela ainda ressalta que os equipamentos precisam refletir o estilo de vida dos moradores e que podem variar entre adegas, churrasqueiras, cervejeiras, fornos e cooktops mais elaborados, gavetas aquecidas ou refrigeradas, entre outros aparatos que dão suporte ao morador que prepara suas receitas. Experiente, a arquiteta Patricia Penna enumera os pontos que devem ser observados na concepção de cozinhas e varandas gourmets. Acompanhe:

1) Projeto de um espaço gourmet

No caso das varandas para apartamentos, elas estão cada vez mais espaçosas e têm sido integradas ao interior dos apartamentos e isoladas do exterior, por meio dos fechamentos em vidro. “Dessa forma, conseguimos a ampliação do setor social, quando o cliente deseja“, explica Patricia.

Já em residências, onde o projeto arquitetônico permite mais liberdade em seu desenvolvimento, o gourmet pode estar separado do corpo principal da residência, passando a compor o setor de lazer ou estar no corpo principal, junto à cozinha ou à sala. “Se optarmos por conectar o espaço gourmet com o corpo da casa, também podemos incluir elementos que em via de regra não estariam em uma varanda gourmet de apartamento. Cada caso é um caso”, avalia a profissional.

Varanda gourmet projetada para com fechamento em vidro e persiana, bancada com banquetas altas e churrasqueira. Na planta do apartamento, o ambiente completou a área social do imóvel | Foto: Leandro Moraes

2) Material para as bancada

Para as bancadas de apoio ou ilhas, a profissional recomenda materiais resistentes a impactos, calor, abrasão e insolação. Dois tipos estão disponíveis no mercado: os sintéticos, compostos de quartzo como ‘Laminan’ e ‘Dekton’; e os naturais, como os quartzitos e granitos. “É valioso destacar que todo material natural precisa de impermeabilização e que, depois de instalado, é preciso estar atento às possíveis alterações físicas”, relata Patricia.

Nessa bancada extensa da cozinha, que serve como apoio na hora de cozinhar ou para as refeições diárias, o material utilizado foi o Quartzito Silver | Foto: Leandro Moraes

3) Melhor coifa para espaços gourmets

Esse é um dos elementos mais importantes para uma área gourmet, pois assegura que os demais ambientes da casa não fiquem engordurados – lembrando que o odor do preparo dos alimentos não é eliminado com coifa. Para Patricia Penna, o ideal é que as coifas sejam executadas sob medida, pois têm condições de atender as demandas específicas de cada equipamento – rangetops, cooktops, churrasqueiras e grelhas, por exemplo.

Caso a intenção seja eliminar o odor, além da gordura, o indicado são as coifas com cortina d’água. Lembrando que, as coifas tradicionais demandam exaustão para o exterior. Ou seja, demandam a prévia instalação de dutos que farão a exaustão da gordura e ar quente para o exterior. Ja os depuradores sugam as gorduras que ficam presas em seus filtros.

Nessa cozinha gourmet, os clientes queriam o cooktop localizado na ilha, sobre o qual foi instalada uma coifa executada sob medida para o ambiente | Foto: Leandro Moraes

4) Churrasqueira e forno de pizza para ambiente integrado

Para essas situações, a arquiteta sugere algumas soluções que devem estar sempre atreladas às dimensões do espaço, assim como a frequência de uso dos equipamentos. No tocante aos fornos de pizzas, o mercado dispõe dos modelos incríveis que podem apenas ser apoiados sobre bancadas, ou versão tradicional executada com tijolos ou cerâmica.

O mesmo se aplica às churrasqueiras. Há versões a gás ou de pedras vulcânicas, que devem ser apoiadas sobre as bancadas (devidamente planejadas de acordo a cada eletro), como um cooktop, além das tradicionais. “Cada ambiente precisa ser projetado de modo único e exclusivo, atendendo as necessidades dos moradores, seu estilo de vida e respeitando o espaço”, comenta a arquiteta Patricia Penna.

Nesse projeto realizado pelo escritório de Patricia Penna, por se tratar de um ambiente grande, a opção foi incorporar uma churrasqueira a gás com coifa | Foto: Leandro Moraes

5) Dicas de como armazenar utensílios de cozinha

A recomendação é sempre organizar com praticidade, de modo que todos os elementos estejam sempre à mão. Na marcenaria planejada, é interessante pensar em gavetões e armários aéreos, além de prateleiras e suportes. “Gosto de potes charmosos e aparentes para acondicionar os temperos ou para aqueles petiscos do dia a dia. Recomendo sempre que os moradores encontrem a medida ideal entre a estética de gosto pessoal e a praticidade”, finaliza a arquiteta.

Os elementos para organizar utensílios e temperos combinam com as cores das panelas, propiciando uma decoração harmônica no ambiente | Foto: Ronaldo Rizzutti
Sobre Patrícia Penna

No mercado há mais de 20 anos, a arquiteta Patrícia Penna é destaque de mostra de decoração no Brasil e no exterior. Com a equipe multidisciplinar que faz parte do escritório Patrícia Penna Arquitetura & Design, assina projetos de arquitetura e design de interiores nas áreas residenciais, corporativos e institucionais. Seu principal objetivo é atender às expectativas de cada cliente, traduzindo seus anseios e concretizando-os. Transitando por estilos variados, trabalha com grande apuro e cuidado ao lado da equipe para atingir um resultado marcado pelo ecletismo e, sobretudo, pela identificação particular de cada cliente com o seu próprio projeto.

Patrícia Penna Arquitetura & Design

Alameda Santos, 2326 – São Paulo
(11) 99792-0208
www.patriciapenna.arq.br 
@patricia_penna_arquitetura

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui