Início Casa&Decoração Móvel lateral da cama: confira 5 dicas para utilizar o item combinando...

Móvel lateral da cama: confira 5 dicas para utilizar o item combinando com o décor do dormitório

No projeto assinado por Carina Dal Fabbro, o apoio executado em laca fosca e com tampo de vidro foi feito sob medida para acompanhar a cabeceira. Foto: Bruno Cardi

A arquiteta Carina Dal Fabbro ensina como escolher o melhor item para deixar o quarto organizado e harmonioso

Nos projetos de dormitórios, um item pode até passar por despercebido, mas é no conjunto, figura-se como super importante: o apoio lateral da cama. Além da estética, não deixando ‘vazio’ os espaços, o móvel é pensado para guardar itens e prover apoio ao morador. Abajur, livro, óculos, copo com água, um objeto decorativo: a peça traz conforto no dia a dia de quem habita o ambiente. Mas como combinar? Qual o melhor estilo? A arquiteta Carina Dal Fabbro, à frente do escritório que leva seu nome, preparou um dossiê com informações a partir dos projetos executados por ela.

Acompanhe:

Neste projeto, a cama king size ocupava quase a totalidade da parede. A solução seguida por Carina foi escolher um apoio menor para cada lado. | Foto: João Ribeiro
  1. Principais tendências:

Segundo Carina Dal Fabbro, apoios laterais mais baixos e de acordo com a altura da cama tem sidos os mais procurados para compor a decoração das camas italianas, conhecidas por serem mais baixas – com aproximadamente 60cm de altura. Nessas situações, a arquiteta sugere atenção, já que o móvel escolhido para acompanhar não pode parecer desproporcional na unidade do projeto. “As tendências são importantes para trazermos um toque de sofisticação e modernidade para o quarto, mas depende muito da proposta do projeto“, pondera.

  1. Encomenda sob medida ou pronta-entrega:

Uma das principais dúvidas antes da compra do apoio lateral está relacionada à aquisição da peça compra ou a compra sob medida. De forma geral, a indústria moveleira disponibiliza muitas opções de móveis prontos que atendem com exatidão que diz respeito aos estilos, materiais, cores e medidas. “Muitas vezes conseguimos equacionar a proposta do décor com uma boa apuração nas lojas”, declara Carina. A decisão pelo mobiliário por encomenda se enquadra em projetos executados inteiramente sob medida ou quando o móvel desejado possui um desenho muito específico ou tamanho fora do padrão.

No dormitório, a proposta foi evidenciar uma herança de família fazendo as vezes de apoio lateral. Com dimensões generosas (80 cm de largura) e executado em folha de imbuia, os móveis acompanham a altura da cama | Foto: Rafael Renzo
  1. Combinação em cada lado da cama:

Ficou com dúvida se há necessidade de dois apoios laterais iguais, um cada lado da cama? Para Carina Dal Fabbro, tudo depende das dimensões do dormitório e da proposta executada no projeto. Em um décor mais clássico, a opção por apoios laterais idênticos segue um padrão para não ‘destoar’ no conjunto. Todavia, em projeto contemporâneo os móveis podem ser diferentes, propiciando mais personalidade ao ambiente.

      4.   Melhor material:

A definição do material está ligada ao gosto do morador e à decoração pretendida para o dormitório. A profissional revela que as folhas de madeira são as suas preferidas, seguida pela laca fosca. “Dependendo do projeto, o clássico MDF pode ser a melhor opção“, compartilha.

Acompanhando a marcenaria em MDF de todo o projeto, o apoio lateral foi executado sob medida, acompanhando o desenho da cabeceira fixa | Foto: Thiago Drummond
  1. Abuse da criatividade:

Em projetos mais contemporâneos, vale abusar da imaginação. Cadeiras e bancos também podem fazer o papel de apoio, assim como uma pilha de livros e outros itens mais resistentes. “Para decorar o seu espaço, tudo é válido, então abusar de materiais diferentes é uma ótima alternativa”, relata CarinaEntre as tantas boas ideias, pode-se também apostar em uma prateleira de 40 cm, fixada com dois tirantes de couro, como se fossem uma mão francesa invertida, ou até mesmo customizar gavetas. “Só indico que elas sejam resistentes, de preferências corrediças e de extração total”, finaliza.

 

O apoio foi produzido sob medida em MDF, pois era fixo na cabeceira. Abaixo do nicho branco, uma gaveta acompanha a criação da peça | Foto: Thiago Drummond

Sobre Carina Dal Fabbro Arquitetura

Formada pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo em Arquitetura e Urbanismo, Carina Angélica Dal Fabbro Saraiva tem experiência de mais de 25 anos na área de design de interiores e arquitetura. Coordena o escritório boutique que leva seu nome, gerenciando toda a sua equipe de arquitetos para o desenvolvimento de projetos. Participa pessoalmente de cada etapa e preza o atendimento personalizado à cada cliente.

Após anos de parcerias e experiências, fundou o escritório que leva seu nome, Carina Dal Fabbro | Arquitetura e Interiores. Especializado em projetos de decoração para imóveis residenciais, corporativos e comerciais, todos os projetos levam em consideração as particularidades de cada um destes segmentos e é focado na máxima satisfação.

O trabalho de Carina Dal Fabbro engloba desde as etapas de projeto, planejamento, administração de obra, coordenação de lojas e fornecedores até a entrega final do imóvel.
Carina Dal Fabbro Arquitetura
www.carinadalfabbro.com.br
@carinadalfabbroarq

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui