Para conter a pandemia, Reino Unido esteve durante quase 175 dias em lockdown severo e faz uma campanha de vacinação rápida de sua população.
As lojas e os pubs (bares) no Reino Unido reabriram nesta segunda-feira (12) com fila na porta. A cerveja começou a ser vendida desde a meia-noite, depois de três meses de lockdown.
O primeiro-ministro do país, Boris Johnson, disse que a reabertura é um passo importante, mas pediu para que as pessoas se comportem de maneira responsável, pois o coronavírus ainda é uma ameaça.
Nos pubs, houve movimento após a meia-noite e também pela manhã. Matthew McGuinness, um estudante de 21 anos, tomou café da manhã com um drink em um pub no sul de Londres.
Reabertura com testes
O governo fará um sistema de certificação para identificar quem está imune à Covid. A ideia seria usá-la em jogos de futebol, boates, concertos e cinemas. Assim, não será necessário impor aos participantes o distanciamento social. No fundo, seria uma espécie de passaporte temporário da Covid.
Os britânicos também terão a opção de fazer teste de Covid-19 duas vezes por semana, ampliando a campanha de rastreamento da doença.
O Reino Unido é o pais com o quinto maior número de mortes em decorrência da Covid-19 no mundo: 127 mil.
No começo deste ano, o governo decretou um terceiro lockdown, que obrigou empresas a fechar as portas.
O país foi um dos que vacinaram sua população rapidamente. Com isso, o número de mortes foi reduzido em mais de 95%. O número de casos caiu 90% em relação ao pico de janeiro.
De acordo com a Escola de Governo de Oxford, o Reino Unido ficou 175 dias com as mais severas restrições.
Além disso, cerca de 32 milhões de pessoas (cerca de metade da população adulta) já foi vacinada.
Reabertura em etapas
Assim, começou uma reabertura escalonada.
País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte estão reabrindo em um ritmo diferente, determinado por seus governos. Lojas não essenciais, como redes de moda e residenciais, serão reabertas no País de Gales e na Inglaterra na segunda-feira. na Escócia isso está previsto para acontecer no dia 26 de abril.
Os pubs e restaurantes só poderão servir ao ar livre a partir de segunda-feira, com o serviço interno não permitido até 17 de maio, no mínimo.