Com o aumento de casos de ansiedade, as pessoas estão buscando terapias alternativas para aliviar a tensão diária
A ansiedade é um transtorno psicológico bastante comum na sociedade atual, principalmente no Brasil. Considerado o país mais ansioso do mundo pela Organização Mundial de Saúde (OMS), são cerca de 19 milhões de brasileiros com o transtorno.
A ansiedade é um sintoma de diversos transtornos, chamados de Transtornos de Ansiedade. Esses transtornos deixam a pessoa em estado de alerta o tempo todo, além de tensionar os músculos, causando dores. A principal forma de tratamento são as sessões de psicoterapia, às vezes combinadas com remédios prescritos por um psiquiatra. O professor psicólogo do CEUB, Sérgio Henrique, aponta que a psicoterapia ajuda a melhorar o seu comportamento. “O psicólogo vai tentar identificar o que favorece os gatilhos que acionam a ansiedade do paciente”, descreve.
Mas existem outras formas de aliviar a ansiedade e obter um resultado melhor no tratamento, como ioga, massagem e uma nova modalidade de exercício físico chamada LPF. Essas práticas são benéficas já que tentam controlar o Sistema Nervoso Autônomo, segundo o professor Sérgio Henrique. “Quando fazemos essas atividades, tentamos diminuir os batimentos cardíacos, a respiração e o metabolismo do corpo, acalmando a mente”, explica.
Yoga, a prática milenar
Originária da Índia, a yoga é uma prática que surgiu há mais de 5000 anos atrás. Com as mudanças no mundo, hoje a atividade tem como foco tirar o indivíduo da rotina agitada, segundo a instrutora de yoga Alane Menezes. “A rotina das pessoas deixa elas bem ansiosas, e não é à toa que muitos alunos chegam com indícios de ansiedade e depressão por causa disso”, comenta.
Alane conta que o número de pessoas que buscaram ioga aumentou significativamente, e acredita que foi exatamente por causa da ansiedade que muitos sentiram. “As pessoas entendem que a mente pode ser um inimigo e a saúde mental é um dos assuntos mais abordados atualmente”, fala.
A instrutora recomenda que os alunos pratiquem diariamente a ioga por pelo menos 20 minutos, combinando diferentes estilos de respirações, que ajudam a focar e acalmar o corpo. “Posturas que te exijam permanência são mais indicadas para trabalhar a respiração, pois a concentração se torna foco de toda a ação”, explica.
A yoga pode ser utilizada até em crises de ansiedade, dependendo da pessoa e da crise. Alane explica que, nesse tipo de situação, a concentração e o foco na respiração vão acalmando. “Pode-se deitar de barriga pra cima ou sentar levando o foco ao perceber o ar entrando e saindo”, orienta. Ela complementa que deitar-se em posição fetal pode ajudar também. “Nossa mente trabalha da forma que permitimos. Se você permite se acalmar, ela fará isso, mas é necessário treino e paciência”, complementa.
Além de ajudar na saúde mental, a yoga também pode ser procurada para melhorar a postura e aliviar dores musculares causadas pelas longas horas sentadas diante do computador.
Massagem, um alívio físico e mental
Quando sentimos dores no pescoço ou nas costas, ansiamos por uma massagem longa e profunda. Nos meses de pico da pandemia em 2020, houve um aumento significativo na procura por tratamentos relaxantes em clínicas de estética. Segundo o aplicativo GetNinjas, utilizado para a contratação de serviços da América Latina, a busca por acupuntura, massagem estética, massagem anti stress, massagem oriental e massagem modeladora registrou o crescimento de mais de 36% no mês de abril.
Em Brasília, a Clínica Corporeum observou um aumento nos atendimentos de terapias manuais. “Massagem relaxante, drenagem linfática, massagem com pedras quentes, massagem terapêutica, aumentaram significativamente durante a pandemia aqui na clínica”, revela Raquel Santiago, proprietária da clínica.
Mas por que a massagem é tão relaxante não só para o corpo, como para a mente também? Segundo pesquisadores, o toque promove a sensação de acolhimento, conforto e carinho, importantes para que relaxemos. Além disso, a terapia reduz os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, e aumenta os níveis de dopamina e serotonina, neurotransmissores do prazer e felicidade.
A diretora do Instituto de Pesquisa sobre o Toque da Universidade de Miami, Tiffany Field, explica que a massagem aumenta o fluxo sanguíneo em áreas do cérebro que regulam o humor e o estresse. “Ao serem estimulados, os receptores aumentam a atividade do nervo vago, que tem um efeito calmante”, complementa.
LPF, uma nova atividade física
Criada na Espanha, a Low Pressure Fitness, ou LPF, é uma atividade física com objetivo de reduzir as medidas da faixa abdominal. O instrutor deste exercício na academia Bodytech Lago Sul, Luiz Vasques (conhecido como Bigdog), explica que, por meio da normalização das tensões neuro miofasciais, o corpo regula as pressões das cavidades torácica, abdominal e pélvica.
Mas como isso ajuda a reduzir a ansiedade? Vasques explica que o LPF proporciona inúmeros benefícios. “Já que foi desenvolvido com base no conhecimento do comportamento da Fáscia e do Sistema Fascial, o LPF traz melhoras posturais e redução de dores na coluna, melhor funcionamento do intestino e redução de refluxo esofágico, sinais físicos da ansiedade”, cita o instrutor.
As aulas duram cerca de 30 minutos e além do foco no físico, existe uma preocupação com a respiração para que trabalhe o sistema autônomo, regularizando toda a parte cardio respiratória.
Relacionado
Grato pela assinatura! Verifique seu e-mail para obter mais instruções.
Editora chefe da Revista Matrimoni e produtora de eventos corporativos e sociais, Assessora de casamento, e formada em Jornalismo e Publicidade e Propaganda.
Usamos cookies para otimizar nosso site e nosso serviço.
Funcional
Sempre ativo
The technical storage or access is strictly necessary for the legitimate purpose of enabling the use of a specific service explicitly requested by the subscriber or user, or for the sole purpose of carrying out the transmission of a communication over an electronic communications network.
Preferências
The technical storage or access is necessary for the legitimate purpose of storing preferences that are not requested by the subscriber or user.
Estatísticas
The technical storage or access that is used exclusively for statistical purposes.The technical storage or access that is used exclusively for anonymous statistical purposes. Without a subpoena, voluntary compliance on the part of your Internet Service Provider, or additional records from a third party, information stored or retrieved for this purpose alone cannot usually be used to identify you.
Marketing
The technical storage or access is required to create user profiles to send advertising, or to track the user on a website or across several websites for similar marketing purposes.
Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos. A publicidade é uma fonte importante de financiamento de nosso conteúdo. Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.