Início Comportamento 6 Benefícios de terapia online para casais

6 Benefícios de terapia online para casais

Publicidade

Se você e seu parceiro estão considerando fazer a terapia de casais online, listamos alguns dos benefícios.

Quase todos os casais podem se beneficiar com a terapia, segundo a americana Mercedes Coffman – terapeuta de casamento e família. A terapia de casal poderá ajudar os parceiros a entender seus padrões de relacionamento. Além disso, resolver os problemas de comunicação e as diferenças de personalidade.

Ao contrário do que a maioria das pessoas imaginam, não é apenas para aqueles que estão enfrentando problemas no relacionamento. Acima de tudo, a terapia é essencial para quem está enfrentando momento difícil no relacionamento.

Porém o acesso a terapia presencial neste período de pandemia, do novo coronavírus, não será possível. consequentemente, a situação atual fez com que muitos profissionais abrissem as agendas para realizar terapia online.

Vale ressaltar que para terapia online o seu terapeuta precisa garantir que: as sessões sejam confidenciais. Além disso, que todas as precauções sejam tomadas para a proteção da privacidade paciente.

As sessões de vídeo em casa podem ser tão eficazes, quanto as sessões presenciais. “Os clientes recebem ferramentas e tarefas de casa para ajudá-los no processo. Ou seja, se executar corretamente as sessões e exercícios em casa,  o resultado tende a ser melhor do que o tratamento realizado presencialmente no consultório”, diz Coffman.

1 – Você tem a vantagem de fazer no conforto de sua casa.

Todo terapeuta sabe que o tratamento na casa do cliente é muito mais eficaz, do que em seu consultório. “Isso mostra aos profissionais como são as coisas na casa do cliente”, diz Jacob Kountz, terapeuta.

Com a teleterapia, você já está em casa. No ambiente doméstico, os casais mostram mais transparência ao terapeuta. Jacob Kountz diz que os terapeutas chamam a teleterapia de transparência de aprendizado. Em outras palavras, na terapia online os casais buscam aplicar o que aprendeu nas sessões à sua vida real.

Em conclusão, a terapia online para casais é um processo acelerado. Neste formato de atendimento – com o cliente já presente no local onde colocará em prática – será um processo mais rápido e eficiente.

2 – Dá-lhe exposição à terapia sem se sentir exposto.

Provavelmente se imaginar entrando no consultório de um terapeuta deixe muitos casais desconfortáveis. Portanto, a terapia de casal online remove esse obstáculo. E ainda, fornece táticas úteis para melhorar seu relacionamento. “Eu acho que é tão benéfico para os casais ver o que está por trás do mistério da terapia”, diz Kountz.

3 – Você aprende a se comunicar de forma mais eficaz.

Uma das ferramentas mais úteis que você aprenderá na terapia de casais, No entanto, é como entender melhor seu parceiro. E como também fazer ele entender você melhor. A melhor maneira de fazer isso é através da comunicação verbal, afirma o psicologo Jacob Kountz.

“Muitos conflitos começam quando uma das parte diz: ‘Você é tão agressivo e insensível!’. Depois disso, leva a outra parte a se defender de suas ofensas”, diz Kountz.

Entre algumas soluções que o terapeuta recomenda praticar: substitui as declarações ‘você’ por ‘eu’; e dizer à pessoa como você está se sentindo. No lugar de, reclamar como parceiro está agindo.

4 – Você forma um vínculo emocional mais forte.

Não é fácil para a maioria dos casais se abrir, até mesmo, com o parceiro. Por outro lado, quando o vínculo de amor – ou apego é forte entre os parceiros – eles são capazes de enfrentar as tempestades juntos. Afirma americana Paulette Sherman, psicóloga e psicóloga e apresentadora.

Segundo Paulette os métodos de terapia quando emocionalmente focada, por exemplo, podem ensinar os casais a entender os estilos de apego. E ainda, os estímulos um do outro. Desta forma, passam a entender melhor o parceiro, e ver seus passos negativos como inimigos e não o outro.

Com a terapia online o casal fica vulnerável ​​um com o outro. Contudo faz com que os parceiros se conectem com segurança. Deste modo, o casal passa a evitar se atacar e destruir o vínculo, afirma a profissional.

5 – Você aprende como definir limites.

Provavelmente você não está acostumado a gastar muito tempo conversando com seu parceiro. Conversa entre os dois se tornará realidade nos períodos de terapia em casa, por exemplo.

No entanto, pode ser fácil ficar na defensiva com seu parceiro, que neste momento pode estar irritando-o. A terapia online para casais pode ajudar a aliviar estas tensões. Além disso, ensinar você a como estabelecer limites e manter um equilíbrio saudável entre os dois.

“Os limites podem ajudar os casais a evitar a co-dependência e manter o respeito um pelo outro, e pelo relacionamento”, diz Coffman.

6 – Evitar problemas.

A terapia de casal não é apenas para ajudá você a resolver os problemas, em que está lidando agora, em seu relacionamento. Acima de tudo, é na terapia que você aprende as ferramentas necessárias para se conectar com parceiro.

Para entender melhor, as sessões evitam problemas no relacionamento que podem surgir mais à frente. Por exemplo, podem surgir em meses, anos ou até mesmo depois de décadas.

“Com a terapia online os casais aprendem a como envolver-se com o parceiro. Acima de tudo, evitem cair em armadilhas que destroem a união. Ou seja, a terapia é uma das ferramentas mais essenciais para saúde do relacionamento”, diz Coffman.

INSCREVA-SE E FIQUE POR DENTRO DAS NOSSAS NOVIDADES, SORTEIOS E PROMOÇÕES

Invalid email address
Prometemos não enviar spam para você.  Pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.
Publicidade
Artigo anteriorVocê conhece o ‘quase casamento’?
Próximo artigoAprenda a como adaptar a casa para ter seu ambiente de academia e manter a saúde física e mental em dia durante a quarentena
Editora chefe da Revista Matrimoni e produtora de eventos corporativos e sociais, Assessora de casamento, e formada em Jornalismo e Publicidade e Propaganda.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui