Crescimento do e-commerce foi atrelado à pandemia de Covid-19, seguindo expectativas e projeções do mercado global de comércio online.
O e-commerce está em constante crescimento na América Latina e no mundo como um todo, no Brasil não é diferente. A informação é do índice MCC-ENET, feito pela Neotrust | Movimento Compre & Confie, em uma parceria com o Comitê de Métricas da câmara-e.net.
O crescimento de 45,17% é baseado na comparação entre janeiro de 2021 com o mesmo mês de 2020. Da mesma forma, utilizando o mesmo parâmetro de comparação, o faturamento cresceu 61,82% no setor.
Esta alta está diretamente relacionada ao fortalecimento do mercado de e-commerce como um todo. O efeito da pandemia foi grande e não mostra sinais de desaceleração.
Ainda segundo o índice, janeiro de 2021 teve um índice de vendas abaixo do último mês de 2020, mais precisamente -3,88%, entretanto, o faturamento foi superior em 5,84%.
Mesmo com menos vendas, o faturamento de um mês para o outro aumentou, pois, dezembro é marcado pelas promoções de final de ano. Sendo assim, a tendência é que o número de vendas cresça, mesmo com menor faturamento.
Ainda segundo a análise do MCC-ENET, o crescimento do mercado de e-commerce nas regiões do país foi o seguinte:• Nordeste – 72,76%;• Norte – 52,39%;• Sul – 50,15%;• Centro-oeste – 49,51%;• Sudeste – 38,45%.
Já era esperado um crescimento no e-commerce para janeiro de 2021, quando comparado a 2020, haja vista que o comportamento do consumidor no primeiro mês do ano anterior era muito diferente do atual.
A expectativa fica por parte das pesquisas envolvendo os meses de março para frente, pois estes, em 2020, já sofriam com os impactos da pandemia de Covid-19. Resta ao consumidor e ao lojista aguardar por novas informações.