Devido o isolamento social para combater os avanços da pandemia da Covid-19 A presença constante dos tutores em casa, está mudando a rotina, e os pets também estão se adaptando.
Por isso é importante ter mais atenção ao comportamento dos bichinhos.
Brincadeiras Cognitivas
São inúmeras as formas de entreter o pequeno.
O enriquecimento do ambiente é fundamental para auxiliar os animais nesse momento. “O tutor pode esconder alguns petiscos pela casa. Dessa forma o olfato do animal será estimulado enquanto ele tenta encontrar o alimento” aponta Priscila Brabec, Médica Veterinária e Gerente de Produtos da Ceva Saúde Animal.
Há também a possibilidade das lojas virtuais ou delivery. Assim, é possível adquirir brinquedos e dispositivos para praticar exercícios cognitivos com seu melhor amigo.
Passeios
O passeio não está descartado, mas deve ser em menor duração e frequência.
Sempre cuidando da assepsia do humano e do cachorro, antes de entrar em casa.
Segundo Priscila, os cuidados nesse caso são:
- Apenas um responsável no passeio;
- Evite o contato com outras pessoas e animais;
- Mantenha a distância recomendada de outras pessoas;
- Busque locais ou horários menos movimentados e que seja bem próximo a residência;
- Higienize as patas do animal ao voltar para residência, lave as mãos após o processo.
Especial Cats
Os gatos gostam de ter seu ambiente “sob controle”. Por isso, qualquer alteração em seu espaço e rotina pode ser muito estressante.
Perante as mudanças pelo isolamento social, os felinos também estão com a presença constante dos tutores em casa.
Segundo Priscila, os gatos passam grande parte do tempo dormindo. Por isso, é importante respeitar esse hábito. “É comum querer aproveitar o tempo extra para curtir mais o felino, mas se perceber que o animal está buscando um local para descanso, deixe o pet livre” comenta.
Brincadeiras
- Esconde- esconde – Esconda alguns petiscos específicos para gatos ou mesmo a própria ração embaixo do tapete ou em uma toalha no chão;
- Brincadeira na água – Coloque uma pequena quantidade de água em uma vasilha ou tampa de caixa organizadora e mergulhe uma bolinha ou tampinhas de garrafa com comida dentro;
- Usando o faro – Encha o fundo de uma caixa de papelão com pelo menos duas camadas de bolas de papel e jogue um rato de brinquedo para que o gato possa “encontrá-lo” como se e estivesse caçando. Ao invés do brinquedo, você também pode usar a própria alimentação;
- Brincadeira de caça – Tenha varinhas com peninhas na ponta e finja ser um inseto. Estimule o gato a liberar a onça caçadora que há dentro dele!
Ida ao veterinário
O indicado é levar o pet apenas em casos de urgência. No momento o recomendado é evitar ao máximo contato com outras pessoas.
Apenas leve seu animalzinho em casos que sejam realmente necessários.
Se for o caso simples tente adquirir o serviço de Delivery de algum medicamento, ou atendimento online.