A importância dos padrinhos de casamento
Alguma vez já se perguntou qual é o significado dos padrinhos de casamento?
Você que tem planos ou já está prestes a se casar, provavelmente, já tem em mente ou já definiu as pessoas mais próximas e queridas que estarão presentes no dia tão esperado.
Origem dos padrinhos
A origem dos padrinhos varia de acordo com a cultura. Uma das versões da história diz que a partir do costume na Idade Média, surgiu a tradição da noiva ficar ao lado esquerdo na cerimônia. A ideia era evitar que alguém a roubasse!
A espada ficava ao lado direito do noivo, e o intuito era que ele tivesse esse lado livre para empunhar a espada, caso fosse necessário.
Com o tempo, para que o noivo não ficasse tão preocupado durante a cerimônia, surgiu a figura do padrinho, que nada mais era do que um guerreiro de confiança que iria defender o casal de possíveis raptores.
Nesse mesmo cenário, a madrinha era a dama de honra da noiva, que ficava ao seu lado para ajudar nos detalhes como o vestido, o cabelo e etc.
Atualmente os padrinhos são amigos, ou familiares dos noivos, cuja função é auxiliar e cuidar para que mantenham a harmonia do casal.
Preparativos
Durante os preparativos, a função principal de um padrinho é estar disponível, dando todo apoio físico e moral aos noivos para que não se sintam sobrecarregados com toda a pressão que costuma ocorrer neste período.
Também são os responsáveis por organizar as festas de despedida e chás (panela, lingerie, entre outros) para o casal.
É aconselhável que uma das madrinhas participe da última prova do vestido da noiva.
No dia do casamento, são eles que ajudam a equipe de cerimonial a distinguir quem faz parte da família do noivo e da noiva. As madrinhas estarão por perto para auxiliar a noiva no que for preciso.
É essencial convidar pessoas que você quer ter sempre por perto, porque afinal de contas, esta é uma das funções mais importantes que cabe aos padrinhos.